I Porque pensar que um quadrúpede (por ter patas) tenha menos sabedoria e afeto? Porque pensar que nós bípedes, presunçosos, prepotentes, somos a imagem de Deus, os deuses da inteligência? Porque pensar que um batráqueo, cascudinho e fedorento, é menos filho de Deus, é menos gene que a gene? Porque pensar? II Nos outorgamos sábio de uma sabedoria vã. Nos outorgamos doutores em mil facetas. Mas, o Criador concedeu aos irracionais a are de construir e destruir, de transformar a matéria em nada. III De transformar a matéria em tudo. Tudo o que ilumina. Tudo o que vibra. Tudo o que ama. E no entanto nos outorgamos o poder. O poder de vida e morte sobre as coisas racionais ou irracionais. E no entanto tomamos posse dos quadrúpedes, dos bípedes, dos batróqueos. Invadimos a vida com nossa idéia de morte. de nossa matéria. Afinal, porque pensar em mim, na minha matéria, nas minhas coisinhasíntimas se as flores, os dias, as noites, o sol e a chuva vivem, independentes de...